Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Benedictus Deus



CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA

BENEDICTUS DEUS


BENTO XII


BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA DA MATÉRIA


Por esta constituição, que permanecerá perpetuamente em vigência, Nós, com apostólica autoridade, definimos:

Que, conforme a disposição geral de Deus, as almas de todos os santos que partiram deste mundo antes da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim como as dos Santos Apóstolos, Mártires, Confessores, Virgens e dos outros fiéis que morreram após o recebimento do Santo Batismo de Cristo – dado que não tinham necessidade de serem purificadas ao morreram, ou não há de ser quando no futuro morrerem, ou se, então, nelas tiver havido algo a purificar e tiverem sido purificadas após a morte – e as almas das crianças renascidas pelo mesmo Batismo de Cristo e das que serão quando forem batizadas, e morreram antes do uso do livre-arbítrio, logo depois de sua morte e da purificação mencionada aos que precisavam de tal purificação, mesmo antes de reassumir os seus corpos e antes do Juízo Universal, após a Ascensão ao Céu de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, estiveram, estão e estarão no Céu, no Reino dos Céus e no Paraíso Celeste, com Cristo, junto da companhia dos Santos Anjos.
 
E que, depois da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo viram e vêem a Essência Divina com uma visão intuitiva e até face a face – sem a mediação de qualquer criatura como objeto de visão, mas a essência divina se revela a eles de forma imediata, desnuda, clara e manifesta –; e que aqueles que vêem assim gozam plenamente da mesma essência divina, e, dessa forma, por essa visão e fruição, as almas daqueles que já morreram são verdadeiramente bem-aventuradas e possuem a vida e o descanço eterno, como também as dos que mais tarde hão de morrer verão a Essência Divina e gozarão dela antes do Juízo Universal; e que esta visão da Essência Divina e a sua fruição fazem cessar nessas almas os atos de fé e de esperança, uma vez que a fé e a esperança são propriamente virtudes teologais; e, depois que esta visão intuitiva face a face e esta fruição tiveram e tiverem nelas início, esta visão e fruição – sem qualquer interrupção ou privação desta visão e fruição –, permanecem ininterruptas, e hão de assim continuar até o Juízo Final e, a partir dele, por toda a Eternidade.
 
Definimos também que, de acordo com a geral disposição de Deus, as almas daqueles que morrem em pecado mortal atual, logo depois de sua morte descem ao Inferno, onde com as penas infernais são atormentadas, e que, todavia, no dia do Juízo, todos os homens hão de comparecer “diante do Tribunal de Cristo” com os seus corpos para prestar contas de suas ações, “para que cada um receba o que lhe toca segundo o que fez quando estava no corpo, seja de bem ou de mal” (II Cor. V, 10).

Decretado no 29º dia de janeiro, do ano de Nosso Senhor de 1336, segundo de Nosso Pontificado.
 
Bento PP. XII

Fonte: saopiov.org
667º aniversário da Constituição Apostólica "Benedictus Deus", de Papa Bento XII. A "Benedictus Deus", de 1336, é considerada um documento "ex-cathedra", ou seja, infalível. Bento XII é um dos papas de Avinhão, onde está enterrado. Nascido Jacques Fournier OCist (ca. 1280 — 25 de abril de 1342), foi o 197º Papa da Igreja Católica, de 22 de dezembro de 1334 até a data da sua morte. Era monge cisterciense. Foi eleito cardeal devido às suas lutas contra contra as heresias, o nepotismo e a simonia. Foi este papa que, em 1342, acrescentou à tiara papal sua terceira coroa que representa o Magistério, uma vez que a primeira coroa já representava a Jurisdição (o poder régio ou temporal) e a segunda a Ordem (o poder espiritual). 
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos coméntarios onfensivos a pessâs em particular.Use da moderação.O bom senso cabe em todo lugar.Você pode discordar de nossas opiniãoes e é um direito seu,mas atacar pessôas,mencionando nomes é covardia.