Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

sábado, 14 de abril de 2012

Vestimentas clericais:um costume tradicional mantido pelos ortodoxos.

VESTIMENTA CLERICAL



VESTIMENTA CLERICAL

Traduzido pelo Presbítero Pedro Anacleto.


Na edição n º. 6 de “O Pastor russo”, um artigo do Arcipreste Boris Kizenko (*N.t. arcipreste é o titulo dado aos monsenhores nas Igrejas Ortodoxas de tipikon eslavo), "Não associar-se com esta época", foi impresso. Lá ele falou sobre a questão dos padres se devem ou não usarem suas batinas ou rassa. Eu gostaria de compartilhar alguns pensamentos sobre esta matéria.
Muitas vezes na esfera das leis da Igreja e tradições nós, por uma razão ou outra, opinamos por nós mesmos comprometendo essas leis (*n.t. adentrando na heresia, pois hereje não é aquele que é contra a Fé e a Igreja, mas aquele que escolhe o que seguir conforme o que lhe convém, ver o que ensina a este respeito S. Teofanos o Recluso em “O que é um Anátema”). Em nossa sociedade de hoje, os motivos e as circunstâncias para tais compromissos podem parecer muito justificáveis. No entanto, o perigo está no fato de que qualquer compromisso pode tornar-se num hábito, e este comportamento comprometendo em seguida, se tornar em norma, dando origem e adicionando uma degradação geral das normas. O Pe. Boris muito apropriadamente descreve esta progressão em seu artigo. Num momento em que estamos, talvez colocando em risco a perca completa do ideal na esfera do traje sacerdotal, é oportuno rever as regras da Igreja e diretivas relativas à vestimenta do sacerdote, bem como ver alguns exemplos da vida contemporânea, que derramou luz sobre essa questão.


1) O CANON 27 DO SEXTO CONCÍLIO ECUMÊNICO AFIRMA: "NINGUÉM QUE ESTA CONTADO COMO CLÉRIGO DEVE SE VESTIR DE FORMA INADEQUADA, QUANDO NA CIDADE OU QUANDO VIAJA. CADA UM DEVE USAR O TRAJE, QUE FOI DESIGNADO PARA OS MEMBROS DO CLERO. SE ALGUÉM QUEBRA ESSA REGRA, DEVE SER PRIVADO DE SERVIR POR UMA SEMANA. "

AQUI TUDO ESTÁ CLARO. SE VOCÊ NÃO QUISER USAR ROUPAS DE UM SACERDOTE, NÃO SE ATREVA A ESTAR DIANTE DO ALTAR DE DEUS.


2) O GRANDE INTÉRPRETE DOS CÂNONES DA IGREJA, BALSAMON, EM SUA INTERPRETAÇÃO DO CÂNON 14 DO 7º CONCÍLIO ECUMÊNICO, FALA DA ORDENAÇÃO DOS LEITORES, OBSERVA: "AQUELE QUE TEM COLOCADO O TRAJE NEGRO COM O OBJETIVO DE ENTRAR NO CLERO, NÃO PODE REMOVÊ-LO, POIS ELE DECLAROU SUA INTENÇÃO DE SERVIR A DEUS E PORTANTO NÃO PODE QUEBRAR SUA PROMESSA A DEUS E RIDICULARIZAR ESTA SANTA IMAGEM, COMO OUTROS RIDICULARIZADORES FAZEM. "


Se o constante uso do "traje negro" é esperado desde a primeira ordem do sacerdócio, o leitor, então mais ele se refere àqueles que estão totalmente no posto do sacerdócio.


3) NO PERÍODO ANTES DA ORDENAÇÃO É QUESTIONADO AO CANDIDATO, E O CANDIDATO AO SACERDÓCIO, NA PRESENÇA DE SEU PAI ESPIRITUAL FAZ A SEGUINTE PROMESSA: "EU PROMETO USAR A ROUPA ADEQUADA AO MEU POSTO SACERDOTAL, NÃO CORTAR MEU CABELO, NEM MINHA BARBA ... POIS ATRAVÉS DE UM COMPORTAMENTO INADEQUADO, CORRO O RISCO DE SER DEPOSTO DE MEU POSTO E TENTAR OS CRENTES "(PROMESSA # 5).


Padre ortodoxo e familia.

É IMPORTANTE NOTAR AQUI QUE, NA CONFIRMAÇÃO DESTA PROMESSA O CANDIDATO BEIJA O EVANGELHO E A CRUZ E ASSINA O SEU NOME.
4) A regra 16 para os sacerdotes da Igreja Ortodoxa Russa no Exterior diz: "Um padre, que é totalmente suportado pela sua paróquia, e é dada a oportunidade de não trabalhar em um emprego secular, deve ter a aparência de um sacerdote ortodoxo, isto é, deve ter cabelo comprido, barba, a batina, usar uma cruz de estilo próprio, e não aquela que ele tem no seu pensamento e em sua aparência externa totalmente exemplificar um verdadeiro pastor ".
DEVEMOS LEMBRAR QUE, SE OS CÂNONES DA IGREJA E AS LEIS NÃO SÃO IMPORTANTES, A IGREJA NÃO OS TERIA ESCRITO.


Médico cura a ti mesmo. Devo admitir que sou um jovem sacerdote, e às vezes encontro muita dificuldade em seguir as regras acima. Há momentos em que os nervos não estão preparados, e eu quero ir a qualquer lugar com minha Matushka (*n.t. esposa do padre) e crianças e não ser destacado, ou seja, ser "um na multidão." Estou acima do peso, e no verão é difícil suportar o calor da minha batina. No entanto, tudo isso só expõe minha fraqueza, a minha falta de vontade de sempre ser um confessor da minha fé, minha falta de vontade de sofrer por Cristo até o grau mais microscópico. Na minha batalha com essa fraqueza, eu encontrei inspiração em algumas poucas vidas verdadeiras, das quais eu gostaria de compartilhar.


A Matushka de um sacerdote, que serve em uma grande cidade americana, onde os cultos pagãos e satânicos são desaforados, disse-me este incidente:
O Batiushka sempre usava sua batina ou rasso com a sua cruz. Depois de sua chegada na cidade, ele se acostumou ao fato que, quando caminhava por uma rua, ou em lojas, algumas pessoas reagiram a ele com ódio (*n.t nem sempre o uso da batina traz admiração mas sim ódio dos inimigos de Cristo e sua Igreja, eu mesmo já fui 3 vezes agredido com palavras aqui na Gécia e uma duas no Brasil, pelo fato de usar a farda de Cristo). Alguns até assobiaram a ele abertamente enquanto caminhavam para outros, seria realmente para cuspirem nele. Tudo isto o Batiushka interpretou como ataque de servos de Satanás, a um sacerdote de Cristo. Uma vez aconteceu que ele e Matushka estavam andando na calçada no principal distrito comercial da cidade. De repente, uma mulher que se parecia com uma bruxa saltou na frente dele. Ela começou a gritar a ele com uma voz assustadora de um gato doente, e gesticular de forma ameaçadora com os braços, como se ela quisesse riscar os olhos dele. Em seguida, ela imediatamente desapareceu na multidão. O sacerdote e sua esposa fizeram o sinal da cruz e continuaram em seu caminho, depois de terem se acostumado a essas ocorrências. Mas então Matushka percebeu uma coisa. Desta vez, por alguma razão, Batiushka foi em traje secular. Nada em sua aparência externa mostrou que ele era um sacerdote ortodoxo. Mesmo seus cabelos longos e barba nada eram de excepcionais em circunstâncias contemporâneas. (*n.t. muitos do clero modernista guardam a piedosa tradição da barba e cabelo longo, mas circulam em seus trajes civis mesmo fora de seus momentos de trabalho para seus sustentos, e outros que são completamente sustentados por suas paróquias ou mosteiros, mas só circulam civilmente, como muito bem lembrado aqui).

É claro que um padre em um plano espiritual é sempre um padre, mesmo quando ele não está vestido adequadamente. Os poderes do mal sentiram isto e muito provavelmente estão satisfeitos com os nossos "compromissos".
Um certo sacerdote decidiu ter uma fotografia de si mesmo. Vestiu o casaco e o chapéu. Por alguma razão ele tinha vergonha de ser fotografado com uma cruz. Ele tomou a cruz e colocou-a no bolso do casaco esquerdo. A fotografia foi tirada, desenvolvida e impressa. Para espanto de ambos os fotógrafos e do sacerdote, sobre a fotografia havia um raio enorme (por sombras podemos ver que este raio não é do sol), que apontou para o bolso, onde a cruz estava escondida. Batiushka pediu para ter isto publicado após sua morte.



Em uma pequena paróquia da Igreja Russa no Exterior, por causa do tamanho da congregação, o reitor tinha um trabalho secular. Ele trabalhava como enfermeiro em um hospital local. Eu estava certo de que ele tirava a batina quando ele ia trabalhar. No entanto, para minha surpresa, descobri que este Batiushka trabalhava com sua batina, colocando um jaleco em cima dela. Isso é visto com respeito por ambos, os médico e os pacientes. Muitas vezes, muitos pacientes ainda solicitavam que o "padre-enfermeiro" cuidasse deles.


Preocupado com a questão, "deve e pode um padre sempre que possível usar uma batina?", Comecei a perguntar aos filhos idosos de idosos ou falecidos pastores (*n.t. pais espirituais ou confessores), com ou sem seus pais se sempre usavam uma batina. Quase todo mundo respondeu afirmativamente, lembrando que eles raramente viram seus pais-padres sem batina. Há mesmo casos em que os filhos (*n.t espirituais) disseram que eles nunca viram seus pai (*n.t. padres) sem batina. Isto significa que a exigência da Igreja é possível cumprir com a ajuda de Deus. Somente precisa tentar.
 Um padre de uma paróquia da Igreja Ortodoxa Russa no Exterior.
De Orthodox Life, vol. 41, No. 1, (Jan-Fev 1991), pgs 26-29. Traduzido por Matushka Maria Naumenko de Russkiy Pastyr (O Pastor russo) # 7.
Igreja Ortodoxa Russa no Exterior, links:

+ + +

A Apropriada Vestimenta Clerical

“Você faz uma religião de roupas, barbas e cabelos longos. Eu sei que os cânones da igreja dizem que devemos ter barbas e sei dos seus argumentos sobre o cabelo longo. Estou impressionado. Eu sou um seguidor de Cristo, o homem não-escrito e o homem não obrigado a regras .... Roupas parecem estranho e levam as pessoas a rirem de nós. Elas não conquistam as pessoas para a Ortodoxia .... eu me visto como um católico romano e vocês se vestem como maometanos turcos. Quem está mais na tradição ? Você já ouviu alguém ter sido destituído por aquilo que ele veste? Não. Por servir como um monte de vocês Velhos Calendaristas ai aí sim pode ser expulso? Você aposta. Caso encerrado .... Continue mandando seu jornal, uma vez que eu encontrei certas finalidades úteis para o papel”. (Fr. [iniciais suprimidas], Canadá) (*N.t. agora tem deposição pelo que veste como o caso do “canônico metropolita” Felipe da Igreja Antioquena dos Estados Unidos)



Sua pergunta, da qual nós recebemos há vários anos atrás, apesar de seu tom um tanto insolente, nos fornece uma oportunidade para esclarecer alguns mal-entendidos sobre um assunto de importância espiritual para os cristãos ortodoxos contemporâneos. Como salienta, a aparência tradicional de um sacerdote ortodoxo. Como traje e aparência que ele deve manter em todos os momentos, tanto em público e em privado é uma questão de regulamentação canônica. Os Sagrados Cânones da Igreja refletem o bom funcionamento e a vida do Corpo de Cristo, não são simplesmente leis e regras, mas guias para a vida em Cristo pelos quais acomodam a ação do Espírito Santo em nossas atividades diárias. Eles são inspirados e obrigatórios para todos os que vivem na sobriedade espiritual e retidão. E, embora sejam aplicados por homens UM DOS CLAROS DEVERES DO CLERO, E ESPECIALMENTE DOS BISPOS, É, DE FATO, MANTEREM A ORDEM CANÔNICA, pois eles não deixam de ser divinamente inspirados . OS SAGRADOS CÂNONES TAMBÉM SÃO PARTE INTEGRANTE DA SAGRADA TRADIÇÃO, QUE, JUNTAMENTE COM AS ESCRITURAS, CONSTITUEM O FUNDAMENTO DA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA EM QUE A NOSSA FÉ É CONSTRUÍDA.


A BATINA INTERIOR E EXTERIOR TRADICIONALMENTE USADAS PELOS CLÉRIGOS ORTODOXOS SÃO PARA OS PIEDOSOS, OBJETOS DE ENORME RESPEITO E VENERAÇÃO. QUALQUER UM QUE AS CONSIDERA "ESTRANHO" É IGNORANTE. NEM FAZ NADA DIRECIONADO PELA IGREJA, QUE ESTÁ ENVOLTA EM GRAÇA, E IMPEDEM O NOSSO TESTEMUNHO COMO CRISTÃOS ORTODOXOS.IGNORÂNCIA OU INTOLERÂNCIA NÃO ESTÁ NO ABANDONO DE NOSSOS DEVERES EM QUE OS CLÉRIGOS SÃO RIDICULARIZADOS POR SE VESTIREM DE UMA MANEIRA TRADICIONAL, E O TRATAMENTO PARA A IGNORÂNCIA E INTOLERÂNCIA NÃO É O ABANDONO DE NOSSOS COSTUMES, MAS, MAIS UMA VEZ, O ESCLARECIMENTO DAQUELES QUE RIDICULARIZAM-NOS. Além disso, nosso clero ortodoxo tradicional testemunha vestindo a veste clerical abertamente com a graça do sacerdócio. Muitas vezes o nosso próprio clero, que mantêm tal vestido, ao encontro de crianças que, ainda não estão contaminadas pela vaidade do mundo, viram para seus pais e observam, "Olha, é Jesus." Tais incidentes falam por si e atestam a importância e a natureza do traje sacerdotal ortodoxo. A idéia de que o vestido tradicional de um sacerdote ortodoxo tem suas raízes na veste turca secular ou religioso, é um pedaço artificial de fantasia histórica que tem sido freqüentemente utilizada para justificar inovações contemporâneas em trajes clericais. Sob o jugo turco, certas mudanças no corte e estilo pode ser observado no vestido monástico e sacerdotal, mas estes são insignificantes (*n.t. Não há prescrição do traje clerical nos primeiros séculos do cristianismo. As origens do traje clerical é atribuída à antiga forma judaico-romana. Certamente não é derivado da veste sacerdotal do Velho Testamento. A maioria das roupas e insígnias dos ministros cristãos, pelo menos em sua essência, foi desenvolvida apartir do vestuário dos leigos como era usada na antiguidade. Este desenvolvimento ocorreu entre os séculos 4 e 9. Como os leigos abandonaram a roupa clássica da cultura judaica e do Império Romano e adotaram novas modas introduzidas pelos invasores bárbaros, o clero manteve as modas anteriores. Ou seja o vestir do clero deve ser de forma simples e piedosa conforme separe-o das tendencias de moda do mundo e seja a sua forma de vestir diferente da  forma dos leigos conforme ensina o Cânon 16 do 7º Concílio Ecumênico:Todo luxo e adorno do corpo são alheios à ordem e condição sacerdotal. Por isto, os bispos ou clérigos que se adornam com vestimentas claras e suntuosas devem corrigirem-se. Se persistem nisto, devem ser submetidos à penitência, igualmente aqueles que utilizam ungüentos aromáticos. Porque que está crescendo a raíz da amargura, a heresia dos Christianocategori (acusadores dos cristãos) se tem transformado em uma obscura mácula para a Igreja Católica e quem se tem unido a ela não só consideraram abomináveis os ícones senão que rejeitaram toda devoção, com ódio pelas pessoas que vivem de maneira piedosa e honesta, e se cumpriu nisto o que foi escrito: a devoção é abominável aos pecadores (Sirach 1:25), por existir quem ri dos que vestem roupas simples e moderadas, que sejam corrigidos por meio de penitências. Porque desde os tempos antigos todo sacerdote tem se contentado com vestimentas simples e privadas de toda suntuosidade, posto que o que não se usa por necessidade senão para adorno deve ser condenado por ajudar a futilidade, como diz São Basílio o Grande. Tampouco utilizavam os sacerdotes vestidos de seda, nem se adornavam as bordas com galões de cores, porque haviam escutado a voz do Senhor que diz: Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis. (São Mateus 11:8).” A partir do século 6, começando com o Concílio de Braga em Portugal no ano de 572, o clero foi obrigado a usar  a Talaris Vestis, isto é, uma túnica até aos pés. Isto para evitar as modas seculares dos leigos. Ver também as “7 excelências do uso da batina” http://averdadeiraeunicaigrejadecristo.blogspot.com/2011/09/as-7-excelencias-da-batina.html )


. Nosso estilo clerical precede o jugo muçulmano, e de fato era dos Pais do Deserto, que habitaram muitas das áreas onde o Islã prosperou pela primeira vez, que o clero islâmico levou muitos de seus costumes, desde as roupas que eles usam para os minaretes (que são modelados sobre as estruturas em que os Stilitas antigos viveram e oraram, ou seja, "pilares" com um pequeno cubículo em cima).



A gola redonda branca, bib, e o terno de negócios que vocês chamam de vestimenta"católico romano"
não é nem de origem Católico Romano em sua origem, não passam em nada mais do que roupas de rua normal, com um colar especial. Sacerdotes papistas, como o clero Ortodoxo, vestem batina e coberturas especiais até este século.
Sacerdote ortodoxo de tradição eslava e família.

Sacerdote ortodoxo de  tradição gregra

Sacerdotes católicos tradicionais com suas batinas, capas, solidéus e barretes (cobertura de cabeça)
Somente nas últimas décadas aos poucos adotaram o que é realmente a roupa clerical protestante ou simplesmente roupas de rua. QUANTO À QUESTÃO DA DEPOSIÇÃO, NOTEMOS, EM PRIMEIRO LUGAR, QUE O CLERO ORTODOXO TÊM, DE FATO, SIDO SUSPENSO E ATÉ MESMO DEPOSTO POR ABANDONAR O VESTIDO CLERICAL TRADICIONAL. St. Evalalios, um predecessor de São Basílio, o Grande, na Sé de Capadócia, depôs seu próprio filho por abandonar as tradicionais vestes sacerdotais pelos trajes "inadequados".Segundo, enquanto o clero na Grécia, pelo menos, têm sido rotineiramente deposto pela Igreja do Novo Calendário do Estado por retornar ao Patrístico (ou Velho) Calendário, pois para que a deposição ao "Velho Calendarismo", fosse válida, como o Bem-Aventurado Ancião Filoteos (Zervakos) comentou uma vez, logicamente deveria forçar a Igreja Estatal da Grécia depor muitos dos Padres da Igreja, incluindo aqueles que especificamente condenaram a inovação do calendário, no século XVI, e em três separados Concílios da Igreja. (*N.t. tendo também a condenação de todos os Concílios Pan Ortodoxos de 1583, 1587, 1593 e 1848).
Bem-Aventurado Ancião Filoteos (Zervakos) 
“Estou orgulhoso da batina que eu uso e considero-a mais valiosa e decente do que qualquer outro tipo de vestimenta, mesmo que o manto de púrpura dos reis. Eu me considero indigno de vestir tal vestimenta modesta, honrada e santa, que foi honrada por inúmeros santos sacerdotes, hieromártires, monges e santos confessores.Estou triste e tenho piedade daqueles clérigos que rejeitam a batina e que raspam a barba. "


Gostaríamos também de lembrar que São João Crisóstomo, deposto falsamente e para o que era a sua atual fidelidade à Fé, não somente se recusou a reconhecer sua ilícita deposição, mas continuou a servir, em desafio sobre o que era manifestamente um pronunciamento espiritualmente errado e inválido . Como tal, ele estabeleceu um padrão que muitos Velhos Calendaristas hoje, falsamente caluniados e punidos por agir de boa consciência no temor à Santa Tradição, justamente tomado como seus próprios. Como ele, nós confiamos que muitos desses campeões tradicionalistas maltratados pela Ortodoxia irão ganhar a coroa celestial pela sua coragem. Ao mesmo tempo, rezamos por aqueles que têm maleficamente dividido a Igreja pelas inovações escapem do temor da "recompensa" que S. João Crisóstomo se atribuiu e aos políticos eclesiásticos e falsos pastores que abusam do poder da Igreja, isto é, o Inferno.


De Orthodox Tradition, vol. XIV, No. 2 e 3, pgs 16-18.
* n.t – nota do tradutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos coméntarios onfensivos a pessâs em particular.Use da moderação.O bom senso cabe em todo lugar.Você pode discordar de nossas opiniãoes e é um direito seu,mas atacar pessôas,mencionando nomes é covardia.