Profissão de Fé do Blog.

Profissão de Fé do Blog "Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por causa de nós, homens, e nossa salvação, desceu dos céus. E se incarnou por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria. E se fez homem. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e Fonte da Vida e que procede do Pai e do Filho. Com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Também a Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro." Amém.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Coragem para reiventar a própria história.

Hoje não quero falar de assuntos pertinentes a questões doutrinárias.Vou contar uma pequena parte de uma história:"há uns vinte dias atrás tive uma discussão com um jovem que hoje mora em Tocantins,precisamente em Palmas,no calor da discussão ele me disse"eu te conheço".Fiquei perplexo ao descobrir que este jovencito de apenas 26 anos ainda tem uma visão construida sobre mim sobre premissas falsas.A pergunta é :será que conhece mesmo?Há dez anos atrás eu era completamente diferente,mas meus valores não mudaram muito.Vim de uma família paulistana do interior que sempre prezou a moralidade ,a honestidade acima de qualquer coisa.Fui educado em lar metade calvinista e metade católico romano com ascedência judaica por parte dos meus avós paternos e posso dizer que tive uma educação primorosa,graças a Deus.Muito jovem entrei para os movimentos de esquerda e fui militante do MST e fui ligado ao PC do B ,o qual abandonei porque não acreditava mais que o ódio pudesse mudar o mundo,porque se isso fosse possivel Jesus não teria crido tanto na força do amor a ponto de morrer em uma morte crudelíssima na cruz.Lutei desesperadamente para sobreviver e manter minha identidade dentro do rígido seminário católico romano.Sempre prezei muito a minha indepêndencia,o que meu reitor chamava de "excessivo orgulho" de minha parte.Eu tinha outra visão,não era orgulho,era minha identidade.Quando fiz o primeiro retiro inaciano eu discordei de algumas colocações do pregador do retiro,o que me valeu o apelido de "puro como um anjo e orgulhoso como o demônio".Nunca liguei para essas opiniões que já sabia ser baseadas na auto imagem construida por eles e a partir de esta auto imagem que eles tinha deles mesmo eles julgavam e a verdade deles era uma verdade baseadas em fatos  que não correspondiam a realidade.Quando êsse jovem disse "Eu te conheço" eu entendi como é dificíl reiventar a si mesmo a partir da verdade,talvez porque por ser um admirador de Lacam eu tenha outros parâmentros para medir a verdade,mas digo sempre as pessôas que dizem "eu te conheço" que olhem seu passado primeiro,porque eu tambem as conheço e não as julgo pelo seu passado.Êsse jovem mudou muito,aparentemente,criou raizes,constituiu família,mas vive ainda na visão do passado,não conseguiu romper as barreiras do tempo e muito menos se libertar de fatos que foram criados a partir da sua própria auto imagem.Por exemplo:minha Mãe da grande valor a termos uma casa e até mais de uma como de fato temos e todos meus irmãos tem sua casa.Ela não liga para o que o outros pensam dela,é muito independente e nisso admiro minha mãe,que somente depois de muitos anos comprou um carro.Conheço pessôas que vivem pagando aluguel mas desfilam de carros pagando grande somas de juros ao banco para parecerem ricos,quando estão ainda muito longe de ser classe média.Tenho um amigo que repete sempre o mesmo padrão:quando começa ganhar dinheiro corre para a primeira concessionária e compra uma frota de carros que só vai gerar despesas,IPVA,licenciamento,e mais uma gama de impostos que vão para o governo,mas o que importa é o louvor das pessôas que não soma nada nas suas vidas.Percebo o vazio que vai camuflado debaixo de padões repetitivos,que encarceram estas pessôas que não conseguem se libertar de conceitos errados criados pela sua auto imagem distorcidas da realidade,parecem viver em um mundo paralelo.Eu confesso que no passado eu era mais controlador e até mesmo centralizador.Minha verdade tinha que prevalecer.Mas tive a coragem de mergulhar no mais profundo de minha alma e examinar meus conceitos e muitos eu joguei na lata do lixo e passei a reiventar minha história a partir não de fatos que eu interpreto como verdadeiros,baseados na minha auto imagem ,mas na verdade,que quando examinada sem padronismo mentais é diferente daquilo que eu estou vendo.Hoje eu me vejo liberto de muitos conceitos do passado e coloquei em xeque até mesmo meus conhecimentos,para enxergar alem das aparências.Quem me acompanhou na caminhada perto de mim sabe o quanto mudei para ser autêntico e muitas vezes pago caro por isso,é porque eu recuso a seguir Maquiavel e as 48 leis do poder e a arte da sedução de Robert Greene.Confesso a militância politica fez de mim uma pessôa com os olhos abertos e consigo ler nas entrelinhas o que as pessôas querem dizer e não tem coragem;por isso fui jogado de lado porque eu detesto injustiças e seja o que inventam para acoberta-la.Percebi que os valores de minha família ,de minha mãe estavam mais corretos que os meus.Não falo muito no meu Paí,porque ele não foi um exemplo de vida para mim,ao contrário de muitos que constroem uma história colorida e desfocada de suas familías que parecem conto dos livros de fadas.Não o julgo,sei que foi vitima de seus próprios pensamentos e vi o esforço que fazia para parecer um homem mais consequente e coerente,mas querer parecer não é a realidade,cedo percebi que minha família não era perfeita.Eu rezo pelo descanso eterno de sua alma para que Deus perdoe suas fraquezas e o receba no seu reino.Mas é muito temerário e até prensuçoso você dizer para uma pessôa"eu te conheço",porque o que você conhece é sua própria visão baseadas em fatos que você interpretou de uma forma a não contrariar sua auto imagem.Mas a pergunta é:que auto imagem você tem de si mesmo?será que você não esta sendo um joguete de conceitos baseados em uma visão distorcida da realidade?Outra forma de se auto enganar é colocar a mão no fogo e dizer Fulano não mente?você pode responder pela consciência dessa pessôa?Isso é muito sério,e precisa ser reavaliado com muita coragem,digo isso porque estudei psicanálise a fundo e conheço muito bem a alma humana.Porque já vi pessôas tidas como santas mentir,pessôas que parecem corretas serem manipuladoras.Nós precisamos mergulhar na verdade de Jesus que disse:"a verdade vos fará livres",mas qual é essa verdade?aí nos voltamos para o magistério da igreja e com a igreja e nunca sem ela, vamos descobrir essa verdade que liberta.Conheço pessôas que quando a tempestade bate na sua porta corre para a igreja reza,jejua e busca a Deus,mas a primeira melhora que vem,esquecem de Deus,já não vai mais a missa com mesma frequência e sempre tem uma desculpa esfarrapada para dar e justificar sua incoerência.Na verdade toda aquela piedade e busca de Deus era uma busca por si mesmo,nunca se importaram com Deus,se importaram consigo mesmo.O Deus para quem rezava era a imagem de suas ambições,um bezerro de ouro.Toda vez que nós nos afastamos de Deus,nós estamos construindo ídolos e,enganamos nos pensando que estamos buscando a Deus.Hoje os adoradores do bezerro de ouro cresce em número,basta ver o crescimento das "igrejas" que pregam a teologia da prosperidade como estão aborrotadas de pessôas que fazem de tudo para ter um carro importado e um apartamento de cobertura e seguem aquela seita apenas para enriquecer coisa que não vai acontecer se não trabalhar e se preparar para a vida,sequer pensam na vida eterna,estão em busca de si mesmo,no fundo são pessôas vazias e consumistas.Igrejas que revelam pessôas e imaginam ser isto um dom do Espírito Santo,quando na verdade estão sendo conduzidas por um espírito de advinhação ou usam de fraude para enganar os incautos de olho no dízimo e nas ofertas,que engordam esses lideres religiosos.Eles sim tem uma vida nababesca,e digo a vida deles mudaram e muito.Hoje tem uma dezenas de pastores midiáticos que desfrutam de benesses que sequer um senador da república tem.Andam nos seus aviões e gritam na frente da tv que são ungidos de Deus,só não falam qual Deus é,na verdade são ungidos de Baal.A verdade de Jesus liberta sim,dos condicionamentos caducos,ultrupassados que nós temos como verdadeiros.Nesta Madrugada rezo a Jesus,o Nazareno que disse" Meu reino não deste mundo" para que nós possamos ver a verdade que lá na cruz mostrou a nossa mentira e nossa fragilidade,que Jesus,o verdadeiro filho de Deus possa nos libertar das ilusões deste mundo vil e mais libertar nos de nós mesmo,para sermos aqueles adoradoes que adoram a "Deus em espírito e verdade".Arcebispo makarios,pala graça de Deus e da santa sé apostólica no exílo,cardeal patriarca de toda a igreja católica sírio malankar,em paz e comunhão com Sua Santidade Alexander IX,sucessor de Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos coméntarios onfensivos a pessâs em particular.Use da moderação.O bom senso cabe em todo lugar.Você pode discordar de nossas opiniãoes e é um direito seu,mas atacar pessôas,mencionando nomes é covardia.